12/11/10

Redes Sociais - Vantagens e Desvantagens


O que é uma rede social? 

Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objectivos comuns.




Existem diversas redes sociais. As mais importantes do ponto de vista da cidadania, sem excluir os relacionamentos pessoais e amorosos, mas com a tónica nas relações objectivas, são: Hi5, Facebook, Orkut, Linkedln).

As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, Myspace, Twitter), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua actividade, como os indivíduos alcançam os seus objectivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.

 As vantagens das redes sociais  
  1. Divulgação do currículo. Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna.
  2. Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração
  3. Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está
  4. Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações — e as ligações geram riqueza na web
  5. Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing
  6. Selecção de especialistas. Os serviços de rede social não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido.

As desvantagens das redes sociais

1.      A informação está a ser partilhada por terceiras entidades. Existem inúmeras formas de aceder a informação acerca dos utilizadores. Como exemplo, pode não ter a noção que, quando está a jogar aplicações como o Farmville, está a autorizar que uma aplicação tenha acesso ao seu perfil, que tem como principal objectivo ceder informação e entidades terceiras, mesmo que tenha feito o logout.

2.      Os seus verdadeiros amigos, sem saber, podem torná-lo vulnerável. A sua segurança é sempre tão boa como a do seu amigo. Se a conta do seu amigo for vulnerável, a sua também o será. Como exemplo, se a conta do seu amigo for atacada porque a password era muito fraca, então a sua conta também ficará vulnerável ao envio de código malicioso. Existe de facto, uma conhecida burla com o nome de 419, na qual alguém invade o perfil e envia mensagens com o pedido de ajudas monetárias, em que o utilizador acede e envia dinheiro para o seu amigo, na esperança que o está a ajudar.

3.      Burlistas estão a criar contas falsas. Por certo conhece pessoas que contam com cerca de 500 ou mais amigos no Facebook, mas qual será a possibilidade de todas essas contas serem reais? Existe um estudo que afirma que 40 por cento das contas Facebook são falsas. Foram todas criadas por bots ou por impostores. Se o seu perfil contem muitos contactos que não conhece, lembre-se que está a partilhar muita informação com desconhecidos, sobre onde está, o que está a fazer, para onde vai de férias, fotografias familiares. Será que queria mesmo colocar toda esta informação disponível para estranhos?


Como você pode ver, existem mais vantagens do que desvantagens. É por isso redes sociais se tornam a ferramenta de marketing quase obrigatório e os comerciantes angolanos começando a se interessar mais e mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário